sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Planejamento de aula utilizando mapa conceitual

  
Este Planejamento de aula foi feito com o objetivo de cumprir a Atividade Única (enriquecendo o nosso planejamento) da disciplina: Projeto Pedagógico Utilizando Rádio e TV (RTV). O plano inclui o mapa conceitual com a utilização de diversos recursos tecnológicos.


Sociedade e Meio Ambiente
(Sustentabilidade Ambiental)



Justificativa:

Conhecendo melhor as mídias, reformulei o planejamento acrescentando outras mídias que poderiam estar inseridos no trabalho, como vídeos da TV Escola, vídeos da coleção Alerta Verde da TV Cultura, vídeos no Youtube do Globo Repórter, jogos educativos. O planejamento foi reformulado para quatro aulas (ou cinco, dependendo da necessidade de tempo, no decorrer das apresentações de culminância do trabalho feitas pelos alunos).
As outras mídias que inseri no meu planejamento foram os vídeos da TV Escola, Globo Repórter relacionados ao meio ambiente, vistos do Youtube, DVD da Coleção Alerta Verde, da TV Cultura e os jogos educativos do site: Atividades Educativas.
Portanto, para enriquecer o planejamento outros recursos tecnológicos foram inseridos e ampliados, a metodologia de trabalho pedagógico foi melhorado e, consequentemente a quantidade de aulas para se trabalhar o tema teve que ser também ampliada. Sendo assim, o planejamento teve que ser revisto, melhorado e ampliado para que haja melhor aproveitamento no sentido de conhecer e conscientizar sobre o tema Sociedade e Meio Ambiente.  Com isto, espera-se que as aulas se tornem mais dinâmicas e atrativas, culminando assim com uma aprendizagem mais eficiente por parte dos nossos alunos.


Tema da aula:
Sociedade e Meio Ambiente (Sustentabilidade Ambiental)

Ementa do curso:  
Sustentabilidade ambiental e sua necessidade na sociedade humana. Importância do cuidado ambiental na utilização dos recursos naturais. Reflexão sobre os problemas ambientais como a poluição, as queimadas, os desmatamentos, as causas e conseqüências para a sociedade atual e as gerações futuras. Conscientização sobre a necessidade de evitar o desperdício de água, energia e matéria-prima, no consumo diário.


Objetivos:

·         Conscientizar os educandos sobre a importância do cuidado ambiental na utilização dos recursos naturais, garantindo a sustentabilidade ambiental.
·         Refletir sobre os danos ambientais causados pela poluição, queimadas, desmatamentos, caças e pescas predatórias.
·         Conscientizar sobre a necessidade de evitar o desperdício de água, energia e matéria-prima para a nossa sobrevivência.
·         Conscientizar que sustentabilidade ambiental é aproveitar os recursos naturais, preservando a natureza, visando as futuras gerações.

Público-alvo: 

1ª Série do Ensino Médio (28 alunos)


Conteúdo a ser trabalhado (mapa conceitual): 



  
Teorias de aprendizagem (fundamentação teórica):

Milton Santos – A questão do meio ambiente: desafios para a construção de uma perspectiva transdisciplinar
Manuel Correia de Andrade – Geografia Econômica
Parâmetros Curriculares Nacionais


Estratégias pedagógicas: 

Primeira aula: Em primeiro momento aula expositiva sobre o tema e meio ambiente, enfatizando a sustentabilidade ambiental. Em segundo momento: utilização do Laboratório de Informática para que os alunos assistam aos vídeos do Youtube: Planeta Azul e Sociedade, Meio Ambiente e sustentabilidade – UFGD, vídeos produzidos pela TV Escola no Concurso “Ecovídeo das Escolas 4ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola” no Youtube. Sugestões para que os alunos assistam em casa: vídeos da TV Escola sobre o meio ambiente, Coleção DVD Alerta Verde, da TV Cultura, vídeos no Youtube do Globo Repórter.
Segunda Aula: Aula expositiva, com bate-papo sobre os vídeos, onde os alunos irão expor as suas ideias, colocando-as em um mural na sala de aula.
Terceira aula: Produção de slides em Power Point pelos alunos (poderá ser feitos em grupos de 4 alunos), com a orientação do professor, sobre o tema sociedade e meio ambiente, com utilização de fotografias e gráficos para serem apresentados por eles no data show.
Quarta aula: No primeiro momento proponho a utilização de jogos educativos no site: www.atividadeseducativas.com.br, página Meio Ambiente. No link Meio Ambiente há 49 páginas com jogos interessantes relacionados ao meio ambiente. Dentre os jogos podemos citar: Beach Clean up! (Descrição: Limpe a praia arrastando o lixo para as latas correspondentes); A Sereia Encantada (Descrição: A história da Sereia Encantada na versão do Greenpeace. Enfrente grandes desafios para cuidar do mar); Planeta Natureza (Descrição: O planeta precisa de você. Faça com que as plantas crescem direitinho.), entre outros jogos.
No segundo momento: Os alunos irão apresentar os slides produzidos por eles no data show, expondo seus comentários, suas ideias e opiniões, propondo alternativas no sentido da melhoria do meio ambiente e a qualidade de vida da população. A quantidade de aula poderá ser ampliada, ou seja, uma quinta aula, de acordo com a necessidade de tempo e no desenvolver das apresentações dos trabalhos pelos alunos.


Resultados esperados e a forma de avaliação das mesmas: 

Espera-se que, através desta aula, os alunos tenham uma nova visão, relação às necessidades de ser preservar o meio ambiente no aproveitamento do que a natureza tem a nos oferecer, visando as gerações futuras.
A avaliação será feita a partir das contribuições individuais e/ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades propostas.  


Referências bibliográficas:

PRADO. M. E. Brisola; Almeida, M. E. Bianconcini. Elaboração de Projetos – Guia do Cursista – Ministério da Educação – Brasília. 2009.
www.ccead.puc-rio.br/condigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário