sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Internet é lugar de autoria ou plágio?



OFICINA: Projeto Pedagógico Utilizando Ferramentas de Autoria



Aluno: José Antonino de Lima
Disciplina: Projeto Pedagógico Utilizando Ferramentas de Autoria
Mediadora: Marilene da Silva
Turma: GO01AUT

Atividade 1
Internet é lugar de autoria ou plágio? 
Atividade Individual


Internet é lugar de autoria ou plágio?

Sabemos que a internet vem se configurando como novos espaços no processo de ensino e de aprendizagem, propiciando ao professor e ao aluno novas dimensões no que diz respeito de infinidades de informações, ferramentas e possibilidades quanto à sua utilização em trabalhos escolares, seja em sala de aula ou em qualquer ambiente de acesso às mídias. Ela se constitui em uma ferramenta excelente para o ensino em geral, pois permite o acesso fácil desses professores e alunos.
Para Demo (2008), o papel do educador precisa incluir habilidade de fazer das tecnologias meio de aprendizagem, não o fim em si mesmas, pois “mais que proibir, ameaçar, Invectivar, é fundamental cuidas para que os estudantes aprendam a pesquisar e a elaborar com maior desenvoltura, fazendo da internet a plataforma mais à mão do manejo crítico e autocrítico da informação”, fazendo com que a internet seja um lugar de autoria na produção de conhecimentos.
Diante de tantas facilidades de acessos à internet, a tentação de plágio é muito intensa. “O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.” (Wikipédia).
Isso acontece inúmeras vezes numa prática pedagógica, quando o professor, em sala de aula, solicita uma pesquisa na internet com o intuito de levar seus alunos a realizar um trabalho escolar de um determinado assunto. Eles simplesmente copiam os textos da internet, não valorizando a criatividade e a construção do conhecimento.  Na maioria das vezes, o plágio tornou-se tão evidente configurado pelo CTRL+C e CTRL+V, tornando-se a atividade mais prática para aqueles que não se importam com os direitos autorais ou com os princípios éticos e morais. Tenho visto trabalhos escolares em que o plágio é tão explicito que os alunos não têm nem mesmo a iniciativa de formatar o texto copiado da internet.
Diante disto, nós educadores, devemos estar preparados para fazer das tecnologias um meio de aprendizagem, propiciando ao estudante o uso correto da internet para a pesquisa e para a autoria. Devemos proporcionar um ambiente que estimulem os nossos educandos à produção de seus textos e trabalhos e que utilizem a internet para compartilhar os seus conhecimentos com outras pessoas
A internet, por ser um espaço de livre acesso a todos, onde tanto se pode criar, pesquisar, copiar, postar, etc., torna-se um lugar de autoria e plágio ao mesmo tempo. Vai depender da consciência, censo de ética do indivíduo que está utilizando esse meio de comunicação tão importante para a construção do conhecimento na sociedade em que estamos vivenciando. Ela deve ser um aliado importante e essencial à educação nos dias atuais. A internet torna-se lugar de plágio, quando o usuário copia e se apossa do trabalho de outras pessoas, esquecendo da ética e atribuindo a autoria a si mesma. Ela é lugar de autoria quando utilizada para pesquisar e divulgar pesquisas desenvolvidas por estudantes e pesquisadores, no sentido buscar e de compartilhar conhecimentos.
Cabe a nós educadores, orientarmos os nossos educandos quanto uso da ética, no sentido de utilizar a internet como um ambiente de pesquisa, onde eles possam pesquisar e compartilhar os seus conhecimentos com outras pessoas, objetivando uma aprendizagem mais significativa sem plagiar. 

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