sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Caixa de Ferramentas




OFICINA: Projeto Pedagógico Utilizando Ferramentas de Autoria



Atividade final
Caixa de ferramentas
Atividade individual





NOME: José Antonino de Lima
DISCIPLINA: Projeto Pedagógico Utilizando Ferramentas de Autoria
ATIVIDADE: Atividade Final – Caixa de Ferramentas
TURMA: GO01AUT
MEDIADORA: Marilene da Silva



Ferramenta 1: BLOG

Por que escolheu?

A minha escolha pela ferramenta por esta ferramenta foi pelo fato de possuir uma estrutura simples que permite uma rápida atualização, podendo ser escrito por uma ou mais pessoas. É, na verdade, um diário eletrônico, onde podemos estar divulgando diariamente trabalhos escolares em forma de textos, onde outras pessoas podem postar comentários, expressar suas opiniões, divulgar eventos, etc. Através desta ferramenta podemos combinar textos, imagens, vídeos, apresentações de slides, indicações de links para páginas relacionadas.

Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional?

Eu utilizaria esta ferramenta em um contexto educacional por ser um formato de diário, como já disse, e pelo fato de ser um ambiente muito útil na interação entre professor/conteúdo/aluno. Diante desta facilidade de interação, eu poderia utilizar este ambiente para divulgar cronogramas, conteúdos de forma gradativa. Seria uma proposta importante para os nossos alunos, no sentido de acessar a página do blog para acessar e interagir com os conteúdos através de registro de comentários, debatendo temas trabalhados e expressando as suas opiniões quanto aos textos, vídeos e imagens ali postadas. Através do blog, os nossos alunos poderiam acessar os conteúdos e as atividades que deixaram de receber em sala de aula, uma vez que esta ferramenta não está limitada ao tempo e ao espaço, desde que tenham acesso à internet. Outro fator importante é que através do blog, podemos divulgar links interessantes sobre textos, conteúdos, vídeos, etc. sem a necessidade de estar ocupando um grande espaço. Através destes links poderíamos disponibilizar vídeos relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula. O blog serve também para que os alunos possam participar de enquetes relativas ao processo de ensino-aprendizagem e outros temas sociais relevantes.
Já utilizei esta ferramenta com o objetivo de registrar e visualizar alguns trabalhos sobre capacitação de alunos e professores sobre a utilização das novas tecnologias na escola. (veja o link: (http://www.profjoseantoninolima.blogspot.com.br).


 Ferramenta 2: VÍDEO


Por que escolheu?

O vídeo é um recurso importantíssimo para se trabalhar conteúdos em sala de aula. É uma ferramenta que facilita a aprendizagem e uma grande maioria dos jovens de hoje já domina este recurso audiovisual, possuem câmeras fotográficas e celulares, os quais servem para produzir imagens, pequenos vídeos e áudios. Portanto, é interessante a utilização de atividades que possam estimular o uso destas ferramentas em sala de aula, possibilitando aprendizagens de acordo com o gosto dos alunos.
Com a utilização de vídeos, os alunos podem ser autor e/ou co-autor de um trabalho audiovisual muito significativo na criação e divulgação de um trabalho sobre um conteúdo estudado. Podemos sugerir o acesso a vídeos prontos no Youtube, sobre os temas trabalhados, como estão fazendo alguns professores com os alunos de nossa escola.


 
Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional?

Eu ainda não utilizei em sala de aula, por estar fora dela a nove anos, mas já pude sugerir aos professores em nossas capacitações para o uso de novas tecnologias na prática pedagógica. Poderia utilizar esta ferramenta em um contexto educacional, sugerindo que os alunos acessem o Youtube sobre os assuntos estudados em sala de aula, onde podemos encontrar vídeos referentes aos assuntos estudados. Para atender às solicitações de professores, já baixei vídeos de quase todas as disciplinas, principalmente na área de Biologia, História do Brasil, História Geral, Geografia, Meio Ambiente, Literatura e Língua Portuguesa.
Mas esta ferramenta é importante, não só para acessar e baixar vídeos da internet. Como os nossos alunos já estão habituados às máquinas fotográficas e celulares, eu poderia sugerir a produção de pequenos vídeos sobre os temas estudados, como, por exemplo, filmar o cerrado, os rios, os lixos, etc. para trabalhar a questão ambiental. Em alguns encontros de capacitação de professores para uso de novas tecnologias, eu já sugeri aos mesmos a utilizar a criação de vídeos, como, por exemplo, o professor de literatura poderia filmar com os alunos cenas de um livro literário, ou fazer reportagens com os alunos utilizando esta mídia. Estes vídeos poderiam ser editados no Movie Make e postados no Youtube. (Como funcionário da Escola Estadual Joaquim Thomé de Almeida, já fiz recentemente, alguns pequenos vídeos sobre eventos da escola. Clique e veja: www.youtube.com/cejtalmeida)
Portanto, o vídeo é uma ferramenta muito importante para a prática pedagógica em todas as disciplinas escolares e em todos os níveis de ensino, que eu poderia utilizar, no contexto educacional nos dias atuais, que usada de forma adequada e bem planejada, contribui bastante para que haja uma aprendizagem significativa, tendo em vista que atrai a atenção e o interesse dos nossos educandos.



Ferramenta 3: POWER POINT


Por que escolheu?


O Microsoft Office Power Point é uma ferramenta muito importante para ser trabalhado em sala de aula. É uma ferramenta acessível que pode ser acessível por professores e alunos para a criação de slides com o objetivo de apresentar conteúdos referentes aos temas trabalhados em sala de aula. Com a utilização dos slides criados através do Power Point pode fazer com a aula seja mais dinâmica, contribuindo para uma melhor aprendizagem, além de fazer com que alunos e professores se torne autor de um trabalho didático-pedagógico.  Portanto, é uma ferramenta de autoria que pode ser utilizada com fins pedagógicos.

Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional?

No contexto educacional, eu utilizaria esta ferramenta na prática pedagógica, tanto na elaboração de conteúdos para ser ministrados através do data show, como uma atividade avaliativa proposta aos alunos para que eles mesmos criem os seus slides e possam apresentar em forma de seminários e debates a partir da visualização dos textos, gráficos, mapas, desenhos, fotografias, etc.
Eu já utilizei bastante esta ferramenta com o objetivo de criar apresentações em slides para colegas professores que ministraram aulas e palestras. Outra experiência importante com esta ferramenta foi a ministração de oficinas de Power Point para professores, coordenadores pedagógicos e alunos das unidades escolares quando estava na função de Professor Formador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Minaçu-GO. Além desta ferramenta Microsoft Office Power Point fizemos oficinas com outra ferramenta importante de criação de apresentações que é o BrOffice Impress do Linux. Dentre as oficinas realizadas por nós, Professores Formadores, podemos mencionar, como o link de um slide, postado no blog:
http://www.profjoseantoninolima.blogspot.com.br: a Oficina para Coordenadores Pedagógicos das Unidades Escolares da Rede Estadual de Educação, no mês de agosto de 2011, onde os mesmos, apesar de pouco tempo de duração da oficina, obtiveram experiências importantes na criação de slides, como eles mesmos nos relataram.
Em Meus Slides há alguns trabalhos que criei, os quais puderam ser utilizados por alguns professores em sala de aula.



Referências Bibliográficas:  

http://www.commoncraft.com/video/compartilhamento-de-fotos-online-em-linguagem-simples
http://www.commoncraft.com/video/blogs-em-linguagem-simples 
http://www.youtube.com/cceadpucrio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário