sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ambientes Interativos

 
Pelo simples fato de utilizar as mídias e os ambientes interativos e outros recursos tecnológicos, pode até gerar, a princípio, por parte dos alunos um certo interesse, uma certa expectativa e, até mesmo, uma certa motivação, pois a tecnologia faz parte da vida deles que estão habituados a utilizar (como já dissemos antes: são "nativos digitais"). Com o tempo, eles perceberão a nossa verdadeira competência e habilidade no manuseio destas tecnologias. Importante: devemos lembrar que não podemos perder o foco do verdadeiro objetivo que é a aprendizagem e a formação dos nossos alunos.
Os ambientes interativos podem auxiliar o aumento do interesse dos alunos pelos conteúdos trabalhados em sala de aula, a partir do momento em que os professores habituados e seguros no que diz respeito a utilização desses ambientes. Portanto, os conteúdos devem estar adequados nesses ambientes interativos, pois estes são os verdadeiros instrumentos da aprendizagem, e não o modo de como eles são ministrados.
Acredito que nos ambientes interativos podemos trabalhar todos os tipos de conteúdos. Cabe ao professor buscar e adequar o seu conteúdo, na sua disciplina, aos diferentes ambientes interativos. Ele deve ter a sua habilidade e a competência, no sentido de utilizar esses meios interativos, para uma aprendizagem eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário